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Prefeitura repassa mais de R$ 20 milhões do Pafie para escolas e unidades de Educação Infantil

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Verba do Pafie para bancar despesas de manutenção garante mais autonomia às unidades escolares da rede municipal de ensino Verba do Pafie para bancar despesas de manutenção garante mais autonomia às unidades escolares da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da prefeitura de Goiânia efetuou neste mês de abril o segundo repasse da verba do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie).

De acordo com a pasta, neste trimestre foram direcionados R$ 12.051.396,80 para escolas e R$ 8.865.508,35 para Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), Centros de Educação Infantil (CEI) e Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais), totalizando um repasse de R$ 20.916.905,15.

Para receber o recurso, é necessário que cada unidade elabore um plano de aplicação. O objetivo do Pafie é proporcionar autonomia às unidades escolares para executar gastos rotineiros destinados à alimentação, manutenção, investimentos relacionados à infraestrutura física e pedagógica, além de compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sem a necessidade de licitação.

O repasse é trimestral, de forma direta, às unidades educacionais de Educação Infantil e Educação Fundamental. A verba do Pafie é proveniente do Tesouro Municipal, através da arrecadação de tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

A diretora da Escola Municipal Rainha da Paz, Keyla Betania Iseke, avalia que o Pafie garante mais agilidade e rapidez nas despesas de custeio e capital. “Com o último repasse, colocamos coifa industrial na cozinha e câmaras externas para a segurança da escola e das crianças. Também instalamos ar-condicionado em todas as salas e revitalizamos vários espaços, dentre outras melhorias”, relata.

Keyla Iseke pontua que o planejamento é realizado por meio de uma planilha financeira, com o respaldo do Conselho Escolar. “É só ter organização, focar nas prioridades, como fazemos em nossa casa. Manter o controle. Também não faço nada sozinha. As decisões são sempre em conjunto”, reitera.

O primeiro repasse do Pafie foi feito no início de março, no valor de mais de R$ 11,3 milhões para escolas e mais R$ 4,4 milhões, para unidades de Educação Infantil e Cmis. No total, foram R$ 15.731.102,17. Somando os dois repasses, o número chega a mais de R$ 36,5 milhões. No segundo semestre, serão realizados mais dois repasses.

Autonomia financeira

O Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie) foi instituído pela Lei Municipal nº. 8183, de 17 de setembro de 2003, determinando o sistema de repasse de recursos financeiros destinados às Instituições Educacionais Públicas Municipais.

O recurso garante autonomia de gestão financeira, possibilitando o ordenamento e execução de gastos rotineiros destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, com finalidade de prover as instituições com recursos financeiros destinados à cobertura de despesas de custeio e capital, de manutenção e de pequenos investimentos, de forma a contribuir com a infraestrutura física e pedagógica das instituições de ensino.

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