Home / Brasil

BRASIL

Devido superlotação e falta de oxigênio pacientes de Covid-19 do Amazonas serão levados a outros 6 estados, diz governador

O governador do Amazonas, Wilson Lima, informou nesta quinta-feira (14), que 235 pacientes com Covid-19 serão levados a outros 6 estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local. Os hospitais da região estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus.

O aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19 na capital amazonense tem gerado preocupação. Só nos últimos sete dias a média móvel de mortes cresceu 183%. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é "prioridade nacional neste momento".

Segundo o governador do Amazonas, os estados que vão receber os pacientes são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. Conforme Wilson Lima, foi feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais.

Para a transferência desses pacientes, o Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, disse que será levado em conta o estado de saúde, tranferindo apenas aqueles com estado considerado em fase moderada da doença.

"São pacientes que ainda continuam dependentes do oxigênio, mas eles têm toda a segurança plena para serem aerotransportados", disse Duarte. "O paciente do Amazonas que subir na aeronave terá toda a segurança e assistência, com cobertura até de assistentes psicossociais, para não haver falha nenhuma", disse Duarte, ressaltando que o paciente receverá toda atenção necessária.

O Piauí foi um dos primeiros a receber os pacientes de Amazonas. Na manhã desta quinta, 30 pacientes de Manaus com Covid-19 foram encaminhados para Teresina.

Dificuldade logística de trazer o oxigênio para o Amazonas

De acordo com Duarte, existe uma grande demanda no consumo de oxigênio por pacientes de leitos clínicos. Essas seria uma das causas da crise.

Além disso, o representante do Ministério da Saúde falou sobre a dificuldade logística de trazer o oxigênio para o Amazonas, em função da distância. Para levar o gás até o estado, estão sendo usadas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Secretário da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, informou que para tentar contornar a crise no abastecimento de oxigênio, o Ministério da Saúde, o governo do Amazonas e as Forças Armadas estão trabalhando no apoio logístico. Assim pretendem fazer a entrega de oxigênio para a rede estadual de saúde, com o transporte do gás de outros estados para o Amazonas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias