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OPINIÃO

Voltamos à lista vip da Receita Federal, que,precisa acabar

Di­as atrás, pu­bli­quei nes­te es­pa­ço um ar­ti­go so­bre uma ver­da­dei­ra “blin­da­gem” que o Go­ver­no, atra­vés da Re­cei­ta Fe­de­ral, cri­ou pa­ra mais de seis mil pri­vi­le­gi­a­dos, que, sem qual­quer nor­ma es­cri­ta, con­fe­riu-lhes imu­ni­da­de fis­cal, sem obri­ga­ção de jus­ti­fi­car su­as mons­tru­o­sas mo­vi­men­ta­ções ban­cá­rias, en­quan­to mi­lhões de po­bres as­sa­la­ri­a­dos e pro­fis­si­o­nais li­be­ra­is são “fis­ga­dos” pe­la mal­fa­da­da “ma­lha fi­na”, que os obri­ga a jus­ti­fi­car ca­da re­ci­bo, ca­da gas­to, ca­da re­cur­so que apa­re­ce em su­as con­tas ban­cá­rias.

A mí­dia, in­clu­in­do “blogs” e as re­des so­ci­ais, vem mos­tran­do à far­ta os sú­bi­tos en­ri­que­ci­men­tos sem cau­sa de po­lí­ti­cos e ou­tros “po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tos”, sem que a Re­cei­ta Fe­de­ral, sem­pre ávi­da em ar­re­ca­dar, to­me qual­quer pro­vi­dên­cia.

E os pro­ce­di­men­tos de in­ves­ti­ga­ções pe­la Re­cei­ta, que atin­gem a nós, po­bres as­sa­la­ri­a­dos e apo­sen­ta­dos, não ocor­rem com os mais de seis mil “po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tos” aca­ban­do por ser pro­te­la­dos e só ocor­rem após ou­tros ór­gã­os, co­mo a Po­lí­cia Fe­de­ral ou o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, ini­ci­a­rem su­as apu­ra­ções.

O con­cei­to de “pes­so­as po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas” sur­giu den­tro da Es­tra­té­gia Na­ci­o­nal de Com­ba­te à Cor­rup­ção e La­va­gem de Di­nhei­ro (Enccla), é bas­tan­te am­plo e foi in­cor­po­ra­do às nor­mas bra­si­lei­ras a par­tir da Re­so­lu­ção 16 do Con­se­lho de Con­tro­le de Ati­vi­da­des Fi­nan­cei­ras, de 28/03/2007. Diz es­sa nor­ma: “con­si­de­ram-se pes­so­as po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas os agen­tes pú­bli­cos que de­sem­pe­nham ou te­nham de­sem­pe­nha­do, nos úl­ti­mos cin­co anos, no Bra­sil ou em paí­ses, ter­ri­tó­rios e de­pen­dên­cias es­tran­gei­ras, car­gos, em­pre­gos ou fun­ções pú­bli­cas re­le­van­tes, as­sim co­mo seus re­pre­sen­tan­tes, fa­mi­lia­res e es­trei­tos co­la­bo­ra­do­res”.

E es­tou a ca­va­lei­ro pa­ra fa­lar no as­sun­to, pois du­ran­te  mui­tos anos, ve­nho sen­do sis­te­ma­ti­ca­men­te al­vo da “ma­lha fi­na”. Em 2009, por exem­plo, o mi­nis­tro Gil­son Dipp, Cor­re­ge­dor Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça que an­te­ce­deu a mi­nis­tra Eli­a­na Cal­mon, bai­xou, em 08/07/2009, com ba­se no art. 8º, in­ci­so V, do Re­gi­men­to In­ter­no do CNJ, a Por­ta­ria 164/2009, que, após seis “con­si­de­ran­dos”, em que ci­ta tex­tu­al­men­te meu no­me e CPF, cri­ou uma “ma­lha fi­na” pa­ra­le­la, de­ter­mi­nan­do que a Re­cei­ta Fe­de­ral e o Coaf ins­tau­ras­sem Sin­di­cân­cia Pa­tri­mo­ni­al con­tra mim, que­bran­do ile­gal­men­te meu si­gi­lo fis­cal e te­le­fô­ni­co. E no fim de cin­co anos, o Coaf, após vas­cu­lhar mi­nha vi­da e vi­rá-la pe­lo aves­so, ates­tou que meu pa­tri­mô­nio era com­pa­tí­vel com meus ga­nhos.

O mi­nis­tro que­brou meu si­gi­lo, mas tam­bém “que­brou a ca­ra”. Se is­to não for que­bra de si­gi­lo, ja­ca­ré é ele­fan­te. E cons­ta ha­ver cen­te­nas de por­ta­ri­as des­ta na­tu­re­za, o que ge­rou a gri­ta da ma­gis­tra­tu­ra. E lo­go após o es­ta­be­le­ci­men­to da ce­leu­ma, a voz aba­li­za­da do de­ca­no do STF, mi­nis­tro Cel­so de Mel­lo, atra­vés da pu­bli­ca­ção “Con­sul­tor Ju­rí­di­co” de 22/12/2011, es­cla­re­cia que “a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral não con­fe­re ao Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça po­de­res pa­ra que­brar si­gi­lo ban­cá­rio ou fis­cal, o mi­nis­tro Ri­car­do Lewan­dowski ape­nas re­pro­du­ziu a só­li­da ju­ris­pru­dên­cia do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral a res­pei­to da ma­té­ria”. So­bre o CNJ, o San­to Ofí­cio res­sus­ci­ta­do pa­ra os ma­gis­tra­dos, que o di­gam os co­le­gas pro­fis­si­o­nais da Jus­ti­ça.

Mas vol­te­mos aos pri­vi­le­gi­a­dos “po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tos”, en­tre os qua­is o mi­nis­tro Dipp se in­clu­ía. To­das es­sas pes­so­as, sin­to­ma­ti­ca­men­te per­ten­cen­tes não só à clas­se po­lí­ti­ca, mas tam­bém à ma­gis­tra­tu­ra, ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, em­pre­sas es­ta­tais, ins­ti­tu­i­ções fe­de­ra­is, en­tre ou­tras, con­si­de­ra­das “po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas”, fo­ram be­ne­fi­ci­a­das por al­go que au­di­to­res fis­cais iden­ti­fi­ca­ram ser uma mons­tru­o­sa dis­tor­ção de uma re­gra que de­ve­ria ser­vir pa­ra pro­te­ger os co­fres pú­bli­cos e au­men­tar a fis­ca­li­za­ção das au­to­ri­da­des res­pon­sá­veis por ma­ne­jar re­cur­sos mi­li­o­ná­rios.

Foi exa­ta­men­te o que ocor­reu na La­va Ja­to. Di­re­to­res da Pe­tro­bras que já fo­ram con­de­na­dos na pri­mei­ra ins­tân­cia, co­mo Pau­lo Ro­ber­to Cos­ta, Re­na­to Du­que, Sér­gio Ma­cha­do e Nes­tor Cer­ve­ró, es­ta­vam en­tre es­sas pes­so­as pro­te­gi­das pe­las re­gras da Re­cei­ta. Na re­la­ção dos blin­da­dos tam­bém es­tão o ex-go­ver­na­dor do Rio de Ja­nei­ro Ser­gio Ca­bral, o ex-se­na­dor Del­cí­dio do Ama­ral e o ex-de­pu­ta­do fe­de­ral Eduar­do Cu­nha. A Re­cei­ta só pas­sou a olhar pa­ra eles com mais aten­ção após o iní­cio da La­va Ja­to.

Em do­ze mes­es, do­brou o nú­me­ro de “pes­so­as po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas” que só po­dem ser in­ves­ti­ga­das após aval de al­gum che­fe da Re­cei­ta Fe­de­ral

Num mo­men­to em que o pa­ís vi­ve sob a pres­são de ti­rar os pri­vi­lé­gios dos po­lí­ti­cos – com pro­je­tos co­mo o fim do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do cri­mi­nal pa­ra que se­jam in­ves­ti­ga­dos na Jus­ti­ça co­mum e não no Su­pre­mo –, uma ou­tra lis­ta vip só faz cres­cer den­tro da Re­cei­ta Fe­de­ral. No úl­ti­mo ano o ór­gão do­brou o nú­me­ro de ci­da­dã­os que pos­su­em uma es­pé­cie de “fo­ro pri­vi­le­gi­a­do fis­cal”. Em do­ze mes­es, o nú­me­ro de pes­so­as que só po­dem ser in­ves­ti­ga­das após a au­to­ri­za­ção de al­gum che­fe da Re­cei­ta atin­giu 6.052 no­mes. No ano pas­sa­do, eram cer­ca de 3.000. Nes­sa re­la­ção es­tão au­to­ri­da­des que ocu­pam ou ocu­pa­ram nos úl­ti­mos cin­co anos os car­gos de de­pu­ta­do fe­de­ral, se­na­dor, pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, mi­nis­tro de Es­ta­do.

O jor­nal es­pa­nhol “El Pa­ís” te­ve aces­so à re­fe­ri­da lis­ta, que nos­sos jor­nais ti­nham co­mo ta­bu, mos­tran­do que te­mos atu­al­men­te 927 de­pu­ta­dos e ex-de­pu­ta­dos fe­de­ra­is, 142 se­na­do­res e ex-se­na­do­res, 115 go­ver­na­do­res, vi­ce-go­ver­na­do­res, ex-go­ver­na­do­res e ex-vi­ce-go­ver­na­do­res, 128 rei­to­res e vi­ce-rei­to­res, além de 174 pre­si­den­tes de em­pre­sas es­ta­tais e au­tar­quias fe­de­ra­is.Lu­la, Dil­ma e o atu­al pre­si­den­te, Mi­chel Te­mer, tam­bém es­tão en­tre os blin­da­dos. A re­so­lu­ção do Coaf per­mi­te, in­clu­si­ve, o in­gres­so de pa­ren­tes das au­to­ri­da­des na re­la­ção, e tal­vez por is­so os fi­lhos dos blin­da­dos que se trans­for­ma­ram em bi­lio­ná­rios es­te­jam tran­qui­los.

A Re­cei­ta Fe­de­ral in­cor­po­rou es­sa re­gra do Coaf não pa­ra co­lo­car uma lu­pa nas de­cla­ra­ções des­sas pes­so­as, e, sim, pa­ra blin­dá-las de fis­ca­li­za­ções even­tua­is de au­di­to­res. Tu­do is­so sem uma nor­ma­ti­za­ção es­pe­cí­fi­ca. Se um fun­cio­ná­rio da Re­cei­ta de­tec­tar al­gu­ma ir­re­gu­la­ri­da­de na de­cla­ra­ção de um ‘ci­da­dão VIP’ e pre­ci­se cru­zar os da­dos com in­for­ma­ções pres­ta­das por um de­pu­ta­do fe­de­ral, por exem­plo, um aler­ta se­rá emi­ti­do aos seus su­pe­ri­o­res: um de­le­ga­do, um ins­pe­tor e um su­pe­rin­ten­den­te da re­gi­ão on­de o ser­vi­dor é lo­ta­do. Qua­se que ins­tan­ta­ne­a­men­te, es­se au­di­tor te­ria de jus­ti­fi­car por que es­ta­va che­can­do os da­dos do par­la­men­tar. O avi­so é pro­du­zi­do por um sis­te­ma ba­ti­za­do de “Aler­ta”.

“Ao in­vés de mo­ni­to­rar as ´pes­so­as po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas´, a Re­cei­ta mo­ni­to­ra os au­di­to­res que ve­nham a aces­sar os da­dos re­la­ti­vos a es­sas pes­so­as”, diz o pre­si­den­te da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Au­di­to­res Fis­cais da Re­cei­ta Fe­de­ral do Bra­sil (Una­fis­co), Kle­ber Ca­bral, que ex­pôs as cha­gas des­sa ver­go­nho­sa ajei­ta­dei­ra.

Se­gun­do Kle­ber Ca­bral, o que acon­te­ce na prá­ti­ca é o que ele cha­ma de “fo­ro pri­vi­le­gi­a­do fis­cal”. “Não há im­pe­di­men­to pa­ra fis­ca­li­zar, mas o au­di­tor não tem es­sa au­to­no­mia e aca­ba sen­do cons­tran­gi­do a não ir adi­an­te nas apu­ra­ções. Nem to­dos são des­te­mi­dos e nin­guém quer cor­rer o ris­co de per­der seu em­pre­go”.

O sis­te­ma ”Aler­ta”, que é acio­na­do quan­do al­gum blin­da­do é in­co­mo­da­do, co­me­çou a ser de­sen­vol­vi­do em 2010, ou se­ja, três anos de­pois da ver­go­nho­sa re­so­lu­ção, du­ran­te o go­ver­no Lu­la, por ini­ci­a­ti­va do en­tão mi­nis­tro da Fa­zen­da Gui­do Man­te­ga. Na oca­si­ão, ele ten­tou dar uma res­pos­ta ao va­za­men­to de in­for­ma­ções do im­pos­to de ren­da de Ve­rô­ni­ca Ser­ra, fi­lha do en­tão can­di­da­to à pre­si­dên­cia, e ho­je se­na­dor Jo­sé Ser­ra, em agos­to de 2010. Três anos de­pois o sis­te­ma foi am­pli­a­do e, em fe­ve­rei­ro de 2017, atin­giu o mai­or nú­me­ro de be­ne­fi­ci­a­dos por es­se “fo­ro pri­vi­le­gi­a­do fis­cal” des­de que foi cri­a­do, con­for­me fon­tes do Mi­nis­té­rio da Tran­s­pa­rên­cia Fis­ca­li­za­ção e da Con­tro­la­do­ria-Ge­ral da Uni­ão.

Em no­ta en­vi­a­da à re­por­ta­gem do “El Pa­ís”, a Re­cei­ta Fe­de­ral afir­mou que “nin­guém que apre­sen­te in­dí­ci­os de in­fra­ção à nor­ma tri­bu­tá­ria dei­xa de ser fis­ca­li­za­do”. O ór­gão não in­for­mou em qual re­gra se ba­seia o sis­te­ma “Aler­ta” nem a ra­zão de o nú­me­ro de pes­so­as po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas ter do­bra­do no pe­rí­o­do de um ano.

A Re­cei­ta in­for­mou ain­da que o “Aler­ta” in­te­gra um sis­te­ma de ge­ren­ci­a­men­to de ris­co ins­ti­tu­ci­o­nal e ne­gou que ha­ja qual­quer cer­ce­a­men­to de ati­vi­da­de dos au­di­to­res ou pu­ni­ções aos que aces­sa­rem os da­dos des­sas pes­so­as po­li­ti­ca­men­te ex­pos­tas.

De acor­do com o ór­gão, pu­ni­ções aos ser­vi­do­res só acon­te­cem quan­do eles são res­pon­sá­veis pe­lo aces­so imo­ti­va­do, que é quan­do ele per­mi­te, fa­ci­li­ta ou for­ne­ce sua se­nha pa­ra ou­tras pes­so­as aces­sa­rem os da­dos pro­te­gi­dos por si­gi­lo fis­cal.

O que pa­re­ce é que nes­te ci­po­al de in­de­cên­cias, em que usam de nor­mas não es­cri­tas e in­cons­ti­tu­ci­o­nais, se es­cri­tas, de­ve ha­ver mui­to com­pro­me­ti­men­to do Go­ver­no com es­ses atí­pi­cos be­ne­fi­ciá­rios. Que me­do tem o Go­ver­no, atra­vés da Re­cei­ta Fe­de­ral, de ser re­ta­li­a­do por uns Aé­ci­os, Ju­cás, Re­nans, Gil­ma­res e ou­tros pi­lan­tras pro­te­gi­dos da ex­ten­sa lis­ta.

É pre­ci­so – is­to sim! – ha­ver mais tran­spa­rên­cia e so­bre­tu­do uma jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra tan­ta pi­lan­tra­gem e aca­bar com is­to de vez, pois a ati­tu­de da Re­cei­ta equi­va­le àque­la re­gra me­di­e­val, quan­do o emis­sá­rio das más no­tí­cias era mor­to, em vez de o cas­ti­go ser im­pos­to a quem pro­vo­cou. Em vez de apu­rar-se o en­ri­que­ci­men­to sú­bi­to de do­nos de gran­des for­tu­nas, a Re­cei­ta quer pu­nir é o ze­lo­so ser­vi­dor que des­co­bre a ma­ra­cu­taia, ado­tan­do re­gra da Ida­de Mé­dia.

O po­vo pre­ci­sa sa­ber dis­so e gri­tar.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa - AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas - Abracrim, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

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